sexta-feira, 20 de maio de 2011

Esse blog será voltado para a área de programação

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
O conjunto de palavras (tokens), compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador.
Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.
Linguagens de programação também tornam os programas menos dependentes de computadores ou ambientes computacionais específicos (propriedade chamada de portabilidade). Isto acontece porque programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código de máquina do computador no qual será executado em vez de ser diretamente executado. Uma meta ambiciosa do Fortran, uma das primeiras linguagens de programação, era esta independência da máquina onde seria executada.

Fonte: wikipedia.com

5 comentários:

  1. Muito bom Adriano,

    gostei de seu blog, primeiro que se trata de assunto que vc vivencia e se projeta para tal. Acredito que vc fará muitas outras boas revelações sobre a linguagem da programação.

    Você tem usado recursos como hipertextos, videos e imagens que representa a área de seu conhecimento.

    Agora resta você levantar questionamentos sobre o o tema escolhido. Esse pode ser sevantado de algo que vc queira aprofundar ou se inquieta em ainda não poder ser utilizado. Faça um questionamento e convide seus colegas a se posicionarem sobre o assunto?

    Bom trabalho,

    Prof. Edvaldo Neneu da Silva
    Insgles Instruemntal - ADS-UNCISAL

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Adriano, Parabéns pelo Blog e esperando por mais postagens do nosso meio. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Adriano, gostei muito da postagem inclusive são informações quentes e novas para quem está começando a vivenciar o mundo da programação.

    Daniel Ferreira

    ResponderExcluir
  4. muito bom, vamos começar a escolher os caminhos a seguir continue a divulgar o caminho das pedras.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bom o conteúdo! Que ele possa contribuir cada vez mais na orientação e auxilio dos profissionais da area!

    ResponderExcluir